Música e dança são partes muito importantes da cultura angolana, e é por esta razão que temos uma grande parte deste site dedicado a estes instrumentos. Se você não sabe muito sobre as danças angolanas, vai querer ler sobre as diferentes maneiras pelas quais em Angola as pessoas dançam hoje nas festas. Aqui você pode começar: baste clicar em uma foto para ler uma descrição dessa dança e ver um pequeno vídeo, mostrando como é feita a dança.

Tenha em mente que as diferenças entre semba, kizomba e tarraxinha podem – às vezes – serem muito subtis. Todas as três danças são extremamente interligadas (muitos passos do semba e da kizomba são bastante similares!), e pode ser difícil, mesmo para um professor angolano de dança, distingui-las com precisão. Frequentemente, as pessoas dançam estes dois estilos, usando os mesmos passos.

No entanto, tentámos dar-lhe uma descrição que lhe permita diferenciar os estilos…e esperamos que goste!

 

 

KIZOMBA

Kizomba

A palavra kizomba significa “festa” em Kimbundu.

SEMBA

Semba

O semba é a dança mais clássica entre as 4 danças modernas apresentadas aqui. Por essa razão, é chamada “a dança dos kotas”, mas é importante notar que o semba admite também passos vindo de outras áreas da dança (tem passos que vem do waltzer, da salsa, etc…)

TARRAXINA

Tarraxina

A tarraxinha é uma dança que exige poucos passos, porque é mais parada, mais sensual que a Kizomba.

KUDURO

Kuduro

O kuduro é um género musical e, sobretudo, um gênero de dança originária de Angola.