A Associação

A associação cultural “Join Angola” nasceu em Benguela, em Junho de 2018, e tem como objectivo promover a cultura angolana no mundo, mostrando o que o país tem de melhor em termos culturais. A Associação é composta por jovens angolanos e estrangeiros, e colabora com diferentes actores locais e internacionais, incluindo escolas de dança, artistas e grupos culturais.

Missão: ser um actor facilitador para a difusão da cultura angolana em todo o mundo.

Visão: promover um intercâmbio cultural entre Angola e outras partes do mundo, onde Angola possa ser apreciada por tudo o que tem de melhor para oferecer.

O site

Queremos usar este site como uma forma de dar uma ideia do que Angola é, através dos nossos olhos. Seleccionámos uma série de temas e materiais que pensamos serem úteis para mostrar a beleza deste país: as histórias de vida de alguns angolanos, entrevistas com artistas locais, vídeos de passos que estão a ser ensinados nas escolas de dança do país, fotos, etc…Você vai encontrar tudo isso enquanto estiver a navegar, aqui, no nosso site.

Por favor, note que todo o conteúdo é fornecido em Português e Inglês. Para alterar o idioma, basta clicar no botão no canto inferior esquerdo de qualquer página. Nas raras ocasiões, você poderá ver situações em que um material estará disponível apenas em um idioma, nós marcaremos isso, de forma clara.

Seis fotos distribuídas em duas linhas, todas representando cidades angolanas.
Uma prévia da galeria de Outubro 2018

Vamos publicar novos conteúdos no início de cada mês. De uma forma muito especial, fazemos-lhe um convite de visitar a nossa galeria, ao início de cada mês com seus tópicos mensais, e as novas histórias publicadas. Você notará que todas as páginas também fornecem links para o material que publicámos nos meses anteriores.

Esperamos que esta seja a oportunidade para uma troca de experiência entre os angolanos e os não-angolanos, que não se limite em uma só descrição da cultura do país, mas que – por outro lado – permita um crescimento constante em ambos os lados.

É por isso que incentivamos você a usar as seções de comentários abaixo das páginas e a nos enviar uma mensagem com o que quiser compartilhar connosco. Questões, dúvidas, sugestões, dados, opiniões e qualquer outro comentário serão super bem-vindos (desde que seja respeitoso e relacionado com o tema da cultura angolana)!

Artistas

Um dos nossos objectivos é descentralizar a arte da Capital (Luanda), ou seja, desfazer a ideia de que tudo só acontece em Luanda, porque vimos que as oportunidades e a visibilidade dos/as artistas é muito reduzido nas províncias, apesar de um talento igual ou maior. Em Angola, infelizmente, é raro encontrar um(a) artista com um elevado nível de visibilidade, quer no espaço nacional como internacional, sem que antes passe por Luanda. É, portanto, nesta linha de ideia que trabalhamos, no sentido de darmos impulso e apoio aos/às artistas de outras províncias, em particular os/as da província de Benguela, por enquanto, visto que pretendemos estender o projecto em outras províncias no futuro.

Estimulamos os/as artistas a acreditarem neles mesmos, nos seus potenciais, nos seus extraordinários talentos. Procuramos fazer entender eles/as que podem subir de carreira sem necessariamente fazer deslocações para Luanda, ainda mais pelo facto de a maior parte deles/as não possuirem condições financeiras  que permitam tais deslocações.

Para esse efeito, organizamos eventos em Benguela e colaboramos com organizadores de eventos. Tentamos fazer com que esses eventos sejam uma oportunidade para os artistas locais ter mais visibilidade. Podem ver os eventos em que trabalhamos na pagina Eventos. Ainda no âmbito desta organização, procuramos dar oportunidade às pessoas talentosas menos favorecidas de pisarem nos palcos e, assim, mostrarem os seus talentos escondidos, através da actividade “Show no teu Bairro”. Esta é uma actividade organizada por nós (Join Angola), no final de cada mês.

Outro trabalho que fazemos para promover os/as artistas locais é o agenciamento daqueles/as artistas que nós achamos melhores entre os/as outros/as artistas de Benguela. Fazemos uma seleção rigorosa entre os/as artistas que encontramos regularmente nos eventos que participamos. Os/as mesmos/as podem ser encontrados/as na pagina Artistas. Esperamos que vocês gostem deles/as tanto quanto nós!

Viagens

Achamos que Angola tem um enorme potencial turístico a ser ainda descoberto. Por isso, colaboramos com instituições administrativas do estado e várias empresas locais para proporcionar experiencias ótimas às pessoas que querem visitar Angola. O nosso conhecimento da cultura local nos permite organizar viagens em que o turista vai conhecer o pais a fundo, mantendo o nível de conforto que ele/ela quiser. Para saber mais sobre as viagens que organizamos, visite a pagina Viagens.

Ainda no âmbito das viagens turísticas, organizamos algumas passeatas nos arredores das cidades de Angola. Também organizamos trocas de experiência entre artistas locais e estrangeiros/as para que, desta forma, possamos dar a possibilidade de ambos conhecerem o que um pode oferecer ao outro em relação a cultura de cada país.

Dança

Em particular, esperamos criar parcerias entre as escolas angolanas de dança e as escolas de todo o mundo onde se ensinam semba, kizomba e kuduro, para permitir um crescimento mais inclusivo e diversificado destas danças, típicas de angola. Join Angola também espera a possibilidade de organizar intercâmbios entre pessoas que levarão a experiências de primeira mão do país para as pessoas que, de outra forma, não poderiam conhecer directamente a cultura angolana.

Nas páginas “Passos” e “Videos”, você encontrará vídeos de pessoas dançando semba, kizomba, tarraxinha ou kuduro. Portanto, por uma questão de unidade que visa o enaltecimento do conhecimento e da visibilidade cultural, pedimos-lhe a compartilhar connosco os seus vídeos e as suas fotos por email ou através das redes sociais (usando a hashtag #joinangola).E nós, a associação, por sua vez, partilhá-los-emos com as escolas angolanas de dança e, posteriormente, publicaremos as melhores no nosso site!

Inclusividade

Queremos que este site seja um espaço inclusivo e seguro para todos, e é por isso que nos esforçamos para tornar o site acessível a um leitor de tela. O site também é construído de maneira mais simples, possível para garantir que seja visível mesmo com conexões mais lentas (já que a maioria de nós vive em lugares com pouca rede, conhecemos a importância disso!), sem comprometer a qualidade de seu conteúdo gráfico.

Sabemos também quanto é importante usar palavras equivalentes a todos os géneros. Esta é a razão pela qual as legendas dos nossos vídeos de dança dizemos  “seguidor/a” em vez de mulher e “condutor/a” em vez de homem. A ser assim, pedimos desculpas por usar palavras binárias de género na voz dos vídeos, pois é extremamente normalizado em Angola pensar no “condutor” como sendo o “homem” e a “seguidora” como sendo a “mulher”.

Nós apreciaremos também sermos chamados a atenção para qualquer coisa que você notar no nosso site ou nas nossas redes sociais que seja exclusivo. Nós, por outro lado, trabalharemos para melhorar constantemente.

“P.S. Não se esqueça de verificar a playlist mensal na

página inicial, isto é, a sugestão das nossas músicas

favoritas de artistas angolanos – ou pelo menos ligada

ao estilo da música angolana!”